sábado, 13 de maio de 2017

Garotas Amplificadas – Atitude feminina e música em BH.

Por Fernanda Kah
Bem ali em Minas Gerais, exatamente em Belo Horizonte, acontece um movimento super interessante que tem como intuito o empoderamento e o estreitamento de laços entre garotas por meio da música.
Adaptado do movimento argentino Chicas Amplificadas e baseado também em experiências nacionais como Girls Rock Camp Brazil, Ladies Rock Camp Brazil e Girls Rock Camp Porto Alegre, garotas de uma escola pública de Belo Horizonte se reuniram e criaram o Garotas Amplificadas, que tem como eixo principal dar expressão à diversidade das mulheres e dos seus processos de resistência, através da linguagem musical, numa oficina musical só de meninas, com aulas de variados instrumentos. Além da parte musical do projeto, as garotas também discutem questões de gênero e história da mulher na música, e participam de oficinas de stencil e defesa pessoal.

“Somos um time de voluntárias formado por pessoas que acreditam que a música pode ser uma das chaves para o fortalecimento das meninas e dos seus laços de sororidade. Buscamos através deste projeto, construir um espaço em que meninas possam experimentar, descobrir e praticar novas formas de se colocar no mundo e de se relacionar, por uma sociedade em que sejamos todas protagonistas de nossas próprias vidas”.

Merecidamente ganhadoras do prêmio Awesome Foundation-MG (rede que procura difundir  e apoiar ideias  legais que venham na intenção de um mundo melhor), em abril desse ano. A primeira edição do Garotas Amplificadas aconteceu nesse 6 de maio, na Escola Estadual Cristiano Machado, bairro Padre Eustáquio, Belo Horizonte- MG.

Ouça a entrevista: https://goo.gl/sGe8Av

Por Gabriella Riot
Revisão de texto: Renata Lopes 



Curta, partilhe essa ideia!