quarta-feira, 5 de julho de 2017

Sarau Caliandras – Expressão através da arte por mulheres


No próximo sábado (dia 8 de julho) vai acontecer aqui na capital, no Espaço Cultural Ubuntu, a  8ª Edição do Sarau Caliandras.
Evento que tem como intenção trazer expressão as mulheres do DF, através da arte.
A ideia nasceu em 2007, quando Fátima Braga e Paola Tainan, mãe e filha, que já trabalhavam juntas com artesanato e oficinas artísticas, decidiram expandir a participação nessas atividades e agregar mais mulheres da família, aumentando a produção e a renda familiar. Isso deu início a uma cooperativa de artesanato, que com o tempo e a união de várias  mulheres se transformou no embrião do sarau,  nomeado até então de Àgata Luz. Elas se juntaram a Emilie Castellar, Karyne Justino, Ludmilla Carla, Solange Bueno, Joana Iza e  Letícia Costa, e mandaram ver nessa nova empreitada. Isso gerou diversas participações em feiras e a filiação de algumas mulheres do grupo à  Associação dos Artesãos do DF. Com o tempo e as necessidades, houve motivos para uma pausa nessa união produtiva.
Com dois anos de hiato, veio a vontade de retomar as atividades culturais, só que com maior alcance e comprometimento. Assim nasceu o Coletivo Caliandras, hoje composto por Mayara Freire, Fátima Braga, Paola Tainan, Emilie Castellar, Solange Bueno, Natália Cristina e Analú.
Com a motivação de expansão do protagonismo feminino e o uso revolucionário da arte, elas decidiram criar um espaço que envolvesse não só as mulheres do coletivo, mas também mulheres de fora, tendo como base pra esses encontros a troca de vivências e arte.

Esse é o Sarau Caliandras, que teve sua primeira edição no ano passado e já passou por diversas cidades satélites como Taguatinga, Areal e Recanto das Emas, sempre com o apoio de outros coletivos e de espaços culturais como o Espaço Cultura Ubuntu, e Mundo Olhares e Saberes.
 O Sarau Caliandras vai contar com uma feira de literatura, artesanato e música. Além das atividades culturais, o dia será também de arrecadar agasalhos para doação.

Por Gabriella Riot
Revisão de texto: Renata Lopes

Sarau Caliandras
Data: 08/07
Horário: A partir das 16 h
Local: Espaço Cultura Ubuntu, Quadra 101, AE 1, Lote. 18, loja. 4, Recanto das Emas

Atrações confirmadas:


Poesia: Analú, JaQ Soul, Natália Cristina e  Lúcia Iara


Roda de prosa: Juliana Krause (maternidade)


Música:Tiz e Paola Tainan

Feira de literatura e artesanato e palco aberto.