segunda-feira, 1 de maio de 2017

Belchior - Virou eterno, nosso Rapaz Latino-americano.


Infelizmente fomos surpreendidos esse final de semana com a notícia da morte de Belchior, difícil falar aqui sobre ele sem misturar o intenso lado emocional que  me acompanha, do fato de ser apenas mais um nova notícia triste do mundo da música. Cresci ouvindo Belchior, ainda bem, suas letras intensas, me acompanharam quando criança,  adolescência a fora, até hoje... já fui em um show dele, Distrito Federal, Ceilândia, no antigo Quarentão (antigo centro cultural), devia ter uns 10 anos, não sei exatamente, era uma apresentação, junto ao  guitarrista Sérgio Żurawski, das poucas lembranças que tenho desse momento, foi ter conhecido a música  Balada de Madame Frigidaire, que achei engraçada a letra na época, infelizmente não lembro mais muita coisa, só de ouvir em casa sempre suas músicas, que me fez absorver de maneira natural seus versos e toda sua lírica...meu primeiro cd do Belchior, que comprei foi o Concerto Bárbaro, e a música que mais ouvi com exaustão, fora as já conhecidas, foi Notícia de Terra Civilizada, uma das minhas favoritas até hoje, junto a Pequeno Mapa do Tempo, Os Profissionais, Medo de Avião II, Brasileiramente linda, Espacial, ah o álbum Era uma vez um homem e o seu tempo todo para resumir, que é o meu favorito, junto ao Elogio da Loucura, me diferenciando um pouco da galera que tem o Alucinação como o melhor, (Baixe aqui minha coletânea Comentário a Respeito de Mim, com as canções  de Belchior, que mais me marcam).
Belchior foi de encontro ao eterno, domingo, dia 30 de abril, em Santa Cruz do Sul (RS). De acordo com a polícia, um dos médicos do IML relatou informalmente que a causa da morte foi o rompimento da aorta, que indica a morte natural de Belchior.
Em 2014 o site Scream Yell (Site de cultura pop), lançou um tributo bem legal: “Ainda Somos os Mesmos”, que na época achei super sensacional, inclusive noticiado, no meu ex-projeto de uma programa de rádio (Maionese Alternativa), o tributo conta com participações de  artistas como: Nevilton Phillip Long (saiba mais detalhes aqui), e é bem legal recordar nesse momento...

Por Gabriella Riot

Baixe “Ainda Somos os Mesmos” aqui.

Ou ouça no Soundcloud: